3º Curso Teórico de Aperfeiçoamento em Cirurgia da Coluna Vertebral

O tema das aulas foram Técnicas Menos Invasivas e Novas Tecnologias, tendo sido apresentado 6 aulas, inclusive com a presença do Dr Cristiano Menezes, ortopedista cirurgião de coluna de Belo Horizonte, que é reconhecidamente um dos maiores nomes em cirurgia minimamente invasiva do país. Também, tivemos a participação do Dr. Murilo Daher. Os temas foram bastante variados, desde a evidencia cientifica de técnicas mais simples como as infiltrações e rizotomias desde cirurgias menos invasivas pela abordagem anterior e lateral (ALIF e XLIF).O curso é realizado pela Comissão de Educação Continuada (CEC) da SBC e tem como principal objetivo a preparação de residentes em formação em cirurgia de coluna para a prova de ingresso na sociedade. No entanto, pela grande importância das aulas e dos temas abordados, o evento serviu de oportunidade para o aprendizado também para cirurgiões mais experientes.

O evento contou com aproximadamente 40 participantes, entre residentes de ortopedia e neurocirurgia, residentes em cirurgia de coluna, eletrofisiologistas e cirurgiões de coluna (tanto neurocirurgiões e ortopedistas). Além disso, as aulas foram transmitidas ao vivo através do site da SBC (www.coluna.com.br) e permitiu a interação e perguntas de colegas de todo o país. Para os que não puderam participar no dia do evento, todas as aulas encontram-se disponíveis no site da sociedade.

Além da programação teórica no período noturno, no mesmo dia, também no hospital CRER, foram realizados pela primeira vez no estado de Goiás, cirurgias pela técnica de artrodese lateral minimamente invasiva (XLIF). Um dos cirurgiões responsável pela execução desta cirurgia foi o Dr. Murilo Daher.  A técnica do XLIF é uma abordagem menos invasiva para a artrodese da coluna lombar que tem sido cada vez mais utilizada ao redor do mundo. Apresenta como vantagem a rápida recuperação do paciente e boa capacidade de correção de deformidades do adulto com a utilização de CAGES grandes que trazem grande estabilidade.

Portanto, este curso permitiu não apenas o aprendizado teórico, mas também uma visão da parte prática através das cirurgias ao vivo. Este tipo de iniciativa é importantíssimo para a região, pois permite que técnicas realizadas em outros lugares do mundo, passem a ser realizadas em Goiás e principalmente tragam melhores benefícios aos inúmeros pacientes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *