O entendimento da coluna vertebral e sua anatomia pode ajudá-lo a compreender seu problema e os tratamentos envolvidos.
A coluna vertebral é formada pelas vértebras, discos intervertebrais, facetas articulares e ligamentos. É dividida nas seguintes regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix.
Funções
- Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;
- Suporta o peso do corpo;
- Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo;
- Exerce um papel importante na postura e locomoção;
- Serve de ponto de fixação para as costelas e os músculos do dorso;
- Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo.
Vertebras
São ossos que constituem a coluna vertebral. Existem 33 vértebras nos seres humanos, incluindo cinco delas que são fundidas e formam o sacro. As vértebras do pescoço são chamadas de cervicais e são menores; as torácicas têm tamanho mediano; as lombares, que se localizam na parte inferior da coluna, são as maiores. Esse aumento gradativo de tamanho das vértebras, do pescoço em direção à cintura, permite a sustentação do peso do corpo e a absorção dos choques provocados pelos movimentos, como quando a pessoa anda. Essas vértebras podem ser acometidas por fraturas no casos de traumas, infecções e mais raramente tumores, podendo ser causas de dor.
Facetas articulares
Cada vértebra tem dois pares de facetas articulares que proporcionam o contato de uma vértebra com a outra e permitem os movimentos da coluna como fletir e estender o tronco além de rodar de um lado para outro. Em alguns casos a artrose das facetas articulares podem causar dor nos casos de Síndromes Facetárias.
Ligamentos
São tecidos que fazem a conexão entre as vértebras e ajudam a estabilizar a coluna vertebral. A lesão traumática desses ligamentos podem causar instabilidade e serem de indicação cirúrgica.
Discos intervertebrais
São tecidos fibrocartilaginosos, que, como o próprio nome indica, estão localizados entre as vértebras. Os discos intervertebrais ajudam a amortecer os movimentos e absorver os choques e estão sempre em movimento. Eles são compostos por duas camadas. A camada mais externa e mais rígida é chamada de ânulo fibroso; a camada mais interna, que tem uma consistência tipo gel é o núcleo pulposo.
O desgaste do disco intervertebral é chamado de discopatia degenerativa. Já uma hérnia de disco é o deslocamento localizado do conteúdo discal.
A coluna vertebral é dividida em 5 partes:
- Cervical (no nível do pescoço)
- Torácica
- Lombar (no nível da cintura)
- Sacro
- Cóccix